Em 2011 o Teatro Caleidoscópio vai surpreender você!

Conheça as PUBLICAÇÕES do Teatro Caleidoscópio e os LIVROS do Odin Teatret editados em parceria com a Editora Dulcina. saiba +

Conheça os ESPETÁCULOS do Teatro Caleidoscópio. Clique aqui

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

19 maio 2012






TEATRO CALEIDOSCÓPIO 
LEVA ESPETÁCULO INFANTIL PARA
FESTIVAL EM LIMA


Texto de Flávia Savary, A Rosa que gira a roda
sela os 10 anos da sede do grupo 

Para comemorar os 10 anos de sua sede, o Teatro Caleidoscópio decidiu produzir seu primeiro espetáculo infantil. Baseada no livro A Rosa que gira a roda, da premiadíssima autora carioca Flávia Savary, a peça narra a ascensão de Rosa Acácia Margarida Miosótis Lilás Alfazema, menina pobre e órfã, que se transforma em salvadora do povo de Vila Aurora. Com tanto mau humor na cidade, não teve jeito: um dia tudo congelou! Tudo e todos, menos Rosa, cantadora de pregões a quem cabe encontrar a roda que fará girar a vida de volta ao povo de sua vila. Na busca pela solução do problema, Roda gira em torno de várias “rodas”: roda de ciranda, roda da fortuna, roda de samba, entre outras. Traços da cultura popular, humor e muita ação caracterizam a peça do início ao fim.

Depois de uma temporada de dois meses em sua sede, o Teatro Caleidoscópio leva a peça para o Festival Arte y Comunidad, em Lima. Estão previstas duas apresentações, em novembro: no espaço teatral do Grupo Yuyachkani e em escolas de Carabyllo, onde o grupo Puckllay - responsável pelo Festival - desenvolve suas atividades.

O grupo Caleidoscópio produziu uma trilha musical especialmente para a montagem. Nela, incluem-se melodias com letras da autora, além de clássicos da cultura popular brasileira.

Para o diretor do Teatro Caleidoscópio, André Amaro, a peça “reflete o espírito atual do grupo que também busca, na metáfora da roda caleidoscópica, o sentido da renovação e da continuidade de sua história como grupo teatral e projeto de pesquisa”.

SOBRE A AUTORA FLÁVIA SAVARY:

Escritora, ilustradora e dramaturga, Flávia Savary nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e trabalha com literatura desde 1979. Como ilustradora e artista plástica, participou de várias exposições nacionais e internacionais. Ganhou cerca de 80 prêmios literários, no Brasil e no exterior. Tem poemas, peças teatrais, crônicas e narrativas de ficção (para público infantil, juvenil e adulto) publicados em mais de 40 antologias.

A ROSA QUE GIRA A RODA recebeu o 1º Prêmio Ana Maria Machado de Dramaturgia Infantil e o Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil Lúcia Benedetti 2012, para Melhor Livro de Teatro. O livro foi selecionado para o catálogo da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2012, Itália.

Mais informações:

FICHA TÉCNICA:
Texto: Flávia Savary
Direção: André Amaro
Elenco: Flavia Neiva, Lilian França, Pecê Sanváz, Thiago de Moraes e Vanessa Di Farias
Cenário e Iluminação: André Amaro
Figurinos e Adereços: Ricardo Torres



SERVIÇO:
A ROSA QUE GIRA A RODA
Próxima temporada: FESTIVAL ARTE Y COMUNIDAD, LIMA, PERU.
29 de Novembro e 01 de dezembro de 2012
Teatro Yuyachkani e povoado de Carabayllo
Classificação: Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário