Em 2011 o Teatro Caleidoscópio vai surpreender você!

Conheça as PUBLICAÇÕES do Teatro Caleidoscópio e os LIVROS do Odin Teatret editados em parceria com a Editora Dulcina. saiba +

Conheça os ESPETÁCULOS do Teatro Caleidoscópio. Clique aqui

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

27 março 2011

TEATRO CALEIDOSCÓPIO

O Grupo Caleidoscópio é uma denominação imprecisa; não se refere a um grupo que se mantém inalterado, mas à reunião aleatória e eventual de pessoas, nunca igual em sua formação, que integram um projeto de trabalho comum, num dado momento histórico. Ao longo desses anos, o Grupo Caleidoscópio foi sempre uma trupe errática, com missões específicas e destinos incertos... “Cada novo grupo que se forma é também um novo rito que se inicia, uma nova configuração de trabalho. Cada ator é uma peça que o acaso lança sobre o tempo. Alguns voltam a aparecer e fixam ali uma presença maior”, diz o diretor André Amaro. Atualmente, o núcleo de criação do Teatro Caleidoscópio é composto por Lilian França, Elia Cavalcanti, Vanessa Di Farias, Pecê Sanvaz, Da Mata, Flavio Monteiro e Claudio Lago e as atrizes convidadas Dudu Bartholo, Dina Brandão e Sheila Aragão.
Criado em 1994, o Teatro Caleidoscópio é um projeto de pesquisa da linguagem teatral desenvolvido em Brasília pelo ator e diretor André Amaro desde 1994. Nesse projeto, alguns princípios do "brinquedo filosófico" são aplicados na prática corporal do ator e inspiram a concepção dramatúrgica e plástica das montagens. A companhia já encenou mais de 14 espetáculos. As montagens nascem de motivações distintas, de oficinas ou de encontros temporais com atores e diretores, ou de experiências e descobertas momentâneas, idéias e paixões compartilhadas, necessidades mútuas, desafios, acasos. Igualmente alternantes são as temáticas das peças. Tratam de assuntos diversos e exploram gêneros dramáticos também diversos. O processo de trabalho, sempre inspirado nos princípios caleidoscópicos, modifica-se a cada novo projeto dando origem a novas concepções e formatos. Dionisos (1995), A Órfã do Rei (1996), Cascudo (2002), Traços ou Quando os Alicerces Vergam (2006) e (Escavações) no Jardim de Mônica (2008) estão entre os espetáculos com maior número de apresentações no Brasil e no exterior e prêmios recebidos.
Em 2002, nasceu o Teatro Caleidoscópio, desta vez uma sala para oficinas, ensaios e apresentações de peças de pequeno porte, instalada em Brasília, onde o grupo passou a desenvolver o seu trabalho com mais autonomia e liberdade. Mais sobre o Teatro Caleidoscópio está publicado no livro de André Amaro Teatro Caleidoscópio: o teatro por-fazer. Veja detalhes aqui.











CONHEÇA O TEATRO CALEIDOSCÓPIO
Assista ao vídeo abaixo

Fonte: Programa Minuto de Cultura produzido pela 
Cia. do Filme para a TV Câmara,  
com o apoio do SESC-DF. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário