Em 2011 o Teatro Caleidoscópio vai surpreender você!

Conheça as PUBLICAÇÕES do Teatro Caleidoscópio e os LIVROS do Odin Teatret editados em parceria com a Editora Dulcina. saiba +

Conheça os ESPETÁCULOS do Teatro Caleidoscópio. Clique aqui

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

08 dezembro 2011

PARA UM TEATRO POBRE é reeditado pelo Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina

A ideia de um teatro destituído de efeitos e construído sobre a relação viva entre atores e espectadores constituiu, por longo período, o pensamento e a prática artística de um homem incomum: o encenador polonês Jerzy Grotowski, criador do chamado “teatro pobre”. Os textos que fazem parte desta obra foram organizados pelo teatrólogo italiano Eugenio Barba (diretor do Odin Teatret), que de 1958 a 1962 uniu-se a Grotowski, em Opole, Polônia, para acompanhar o desenvolvimento de seu método de trabalho e assistir à preparação de suas produções.
"Para um teatro pobre" difundiu mundialmente as ideias desse artista e pensador revolucionário, que viu seu pequeno Teatro das 13 Filas (Teatr 13 Rzedów) se transformar numa das mais respeitadas instituições de teatro, o Teatro Laboratório (Teaterlaboratorium).
Grotowski inventou seu próprio caminho, propondo ao ator uma atuação baseada em leis inegociáveis: a concentração, a autoexposição e o entregar-se completamente. Ao redimensionar o papel do ator, levantou questões que permeiam até hoje as discussões sobre o teatro e sobre o seu lugar no curso das transformações contemporâneas.
O Teatro Caleidoscópio e a Editora Dulcina reeditam esta obra apostando no fundamento que melhor define a pesquisa de Grotowski: o teatro como arte do encontro, como transcendência da solidão.

PARA UM TEATRO POBRE
de Jerzy Grotowski
Organização de Eugenio Barba
Prefácio de Peter Brook
Tradução de Ivan Chagas
2ª edição
208 p.
45,00 
Nas livrarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário